Entenda como funciona a ouvidoria e o disque-denúncia em Tapejara
Trabalho focado no enfrentamento à pandemia

Por Assessoria de Imprensa
13/04/2021 11h03

Pela primeira vez no município de Tapejara, a Vigilância Sanitária e a Fiscalização Tributária uniram esforços para desenvolver um trabalho focado no enfrentamento à pandemia causada pela Covid-19, através de orientação à população sobre os problemas que as aglomerações podem causar no combate à disseminação da doença.

O prefeito Evanir Wolff (BIG) salientou que as ações da fiscalização e da Ouvidoria mostram o comprometimento do governo ao disponibilizar um canal de comunicação para a população, além de desenvolver ações que visam o combate à pandemia. “Estamos atuando fortemente no trabalho de fiscalizar e impedir as aglomerações que tem sido frequentes e um dos principais problemas de disseminação da Covid-19. Em paralelo, reativamos a Ouvidoria com o objetivo de atender os tapejarenses em suas mais diversas demandas”, observou o prefeito.

De acordo com o secretário da Fazenda, Sérgio Federle, que coordena a equipe responsável pela fiscalização em Tapejara, o trabalho desempenhado pelo grupo está pautado em três importantes pilares que tem como base a orientação. “Nossa equipe é composta por fiscais que se dividem em grupos de três pessoas que são responsáveis por todo o trabalho de fiscalização pautado na orientação, o monitoramento e na fiscalização das aglomerações. Nosso trabalho tem o objetivo de orientar, porém, em casos que houver a necessidade de se tomar uma medida mais forte, infelizmente, isso terá que ser feito, até mesmo, se for o caso, junto com a polícia”, comentou Federle, explicando que a atuação do grupo de fiscais tem o objetivo de evitar as aglomerações de grupos com número considerável de pessoas. “Existe a questão do bom senso, ou seja, uma família, em casa, apenas com seus integrantes como pai, mãe e filhos não pode ser considera uma aglomeração, diferentemente do que acontece quando há festas com várias pessoas de uma família juntamente com pessoas de fora do convívio gerando aglomeração de dez ou mais pessoas. Tudo precisa ser analisado para evitar o deslocamento desnecessário dos fiscais”, pontuou.

Identificação do denunciante

Por conta de problemas gerados através de trotes ou falsas situações que não caracterizam aglomeração, o setor de fiscalização dará prosseguimento às denúncias de aglomeração apenas com a identificação do denunciante. “Sabemos que não podemos estar em todos os locais ao mesmo tempo, por isso, precisamos otimizar o trabalho da melhor forma possível, a fim de deslocar uma equipe de fiscais para situações que, de fato, sejam caracterizadas como aglomeração. Para que possamos evitar trotes, nosso setor dará prosseguimento à fiscalização se houver a identificação do denunciante”, complementou Federle, enfatizando que o denunciante não terá seus dados divulgados ao ligar para o disque-denúncia.

Ouvidoria

Em paralelo ao trabalho de fiscalização do Disque-Denúncia, o serviço de Ouvidoria também está sendo procurando pela população. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, durante o horário de expediente da Prefeitura, sendo responsável por receber sugestões, críticas e elogios da população sobre os assuntos que envolvem o município e o poder público. “Se o cidadão precisar fazer uma crítica, elogiou ou uma reclamação sobre algum problema de âmbito municipal, sugerimos que entre em contato com o setor de Ouvidoria, para que a informação seja registrada e, dentro do possível, resolvida”, finalizou Federle, informando que os contatos com a Ouvidoria do município podem ser feitos pelo telefone (54) 3344-4700 ou pelo e-mail ouvidoria@prefeituratapejara.com.br.

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