Zanchin elogia investimento do governo do Estado no desassoreamento de rios |
|
A ação integra o Plano Rio Grande |
O governo do Estado apresentou, no início da semana, o Programa de Desassoreamento. O trabalho será realizado em rios, córregos, canais de drenagem e sistemas de águas pluviais. Desta forma, será possível assegurar a estabilidade e proteção de áreas urbanas e ecológicas. “O investimento em desassoreamento era uma demanda dos municípios do Vale do Taquari e da Serra. É importante que a solicitação tenha sido atendida”, afirmou o deputado estadual Vilmar Zanchin
A ação integra o Plano Rio Grande, que busca planejar, coordenar e executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica. O Programa de Desassoreamento será coordenado pelas secretarias estaduais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano. Serão investidos R$ 300 milhões no eixo 1, que trata de pequenos recursos hídricos.
As prefeituras interessadas poderão solicitar recursos através do cadastramento de projetos. Serão priorizados os 418 municípios que declararam estado de calamidade ou emergência. A seleção das propostas será viabilizada com base em convênios entre Estado e municípios. “O Programa de Desassoreamento é mais uma ação importante no esforço para reconstruir o Rio Grande do Sul”, ressaltou Zanchin.