Ibiaçá recebe centelha do Fogo Simbólico da Pátria de 2024
Cerimônia foi realizada na quinta-feira

Por Belchyor Teston - Rádio Tapejara
26/08/2024 11h21

Ibiaçá recebeu, na tarde dessa quinta-feira (22), a centelha do Fogo Simbólico da Pátria de 2024. A cerimônia, que marcou o início das preparações à Semana da Independência no município, foi realizada no pátio do Centro Administrativo Hildebranzo Lenzi, sede da Prefeitura.

Conduzido pelo Coronel da Reserva Remunerada e presidente da Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, Ataíde Moraes Rodrigues, o fogo foi recebido pelo prefeito Ulisses Cecchin. Em seu discurso, Rodrigues destacou o objetivo da solenidade.

“Da mesma forma que nós temos o carinho quando comemoramos o nosso aniversário, nós estamos preparando agora, com o fogo simbólico, o início da Semana da Pátria. É esse o significado que nós temos para comemorar. Mas nós devemos lembrar que dia da Pátria são todos os dias. A cada passo que nós damos em direção ao nosso crescimento, nós temos que zelar pela nossa Pátria. Quando nós despertamos a nossa consciência, através dos nossos educadores, nós nascemos para o mundo, nós nascemos para a nossa consciência, e já podemos exercer responsabilidades que vão nos tornar cidadãos. Reverenciar o nosso patriotismo e o nosso civismo nada mais é do que reverenciar o nosso amor à Pátria a condição de sermos cidadãos. Nós podemos, através do cumprimento dos nossos deveres, exercer os nossos direitos na plenitude”.

O evento contou com a presença de representantes do Grupo Escoteiro Fonte Cristalina. Neste ano, a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria celebra o Centenário da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e os 40 anos do Batalhão Suez.

Ainda durante a cerimônia, alunos das escolas do município fizeram uma apresentação sobre profissões. A iniciativa foi lembrada pelo Coronel durante o discurso:

“É muito interessante que nós consigamos levar às nossas crianças esse sentir da utilidade de ser cidadão e de escolher uma profissão. Essa é a referência para a vida. Nós somos abençoados com nossos dons e cada um tem um dom diferente. E quando nós damos seguimento às nossas habilidades, nós escolhemos as nossas profissões com a certeza de que seremos felizes. Que essa geração que vem na nossa esteira possa receber de nós o melhor que temos para dar, que é promover os princípios e valores da nossa pátria, da nossa brasilidade”.

Em Ibiaçá, a semana da Pátria começa no dia 02 de setembro, com a Abertura Oficial e hasteamento das bandeiras na Praça Central Pe Narciso Zanatta.

“Nossas esperanças se renovam a cada momento em que nós conseguimos relembrar a grandiosidade da nossa Pátria. É necessário que a gente estude bastante a nossa história. O livro da nossa história é continuado, ele não vai cessar. Nós teremos uma bela história, se nós pudermos manifestar a nossa cidadania com liberdade, com honradez, com dignidade e respeito aos nossos semelhantes e com o zelo pelo serviço público, pelas atividades que priorizem o todo e não a individualidade”, finalizou o coronel.

menu
menu