Semana do Cooperativismo Sicredi acontece de 14 a 18 de outubro |
|
O Sicredi destacará os benefícios do cooperativismo |
Buscando fortalecer a essência do movimento cooperativista e promover seus princípios, o Sicredi promove de 14 a 18 de outubro a Semana do Cooperativismo, uma iniciativa do Programa Crescer que mostrará os diferenciais do movimento e o impacto que ele gera nas comunidades e na vida das pessoas.
“O cooperativismo vai além de uma simples escolha financeira. Ele é um estilo de vida que promove a colaboração e o desenvolvimento sustentável. Durante a Semana do Cooperativismo, queremos mostrar como pequenas ações cotidianas, como compartilhar conhecimento ou ser associado de uma cooperativa, podem ter um grande impacto na vida das pessoas e na comunidade. Queremos mostrar que as pessoas podem contar com o cooperativismo”, explica o presidente da Sicredi Altos da Serra RS/SC, Mario Maurina.
No Sicredi o cooperativismo é o guardião que fortalece os valores da instituição. Por meio de iniciativas como o Fundo Social, Cursos do Sicredi na Comunidade, Cooperação na Ponta do Lápis, Pertencer e Crescer, o Sicredi coloca o cooperativismo em prática na sociedade. Por exemplo, o Programa Crescer é uma iniciativa de educação cooperativa criada em 2007 e disponível para toda a comunidade. Quem participa do Programa passa a compreender melhor os propósitos e as motivações do movimento, tornando-se assim um promotor do cooperativismo. Até o ano de 2023, mais de 632 mil pessoas foram formadas pelo programa.
Dia Internacional das Cooperativas de Crédito
A Semana do Cooperativismo também celebrará o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito. De acordo com o estudo “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”, essas instituições geram um incremento no Produto Interno Bruto (PIB) per capita de 5,6% nos municípios onde estão presentes. Além disso, o número de vagas de trabalho formais aumenta 6,2% e o número de estabelecimentos comerciais cresce 15,7%.