Reuniões para ampliar as relações comerciais marcam a segunda etapa da missão oficial gaúcha na Ásia |
|
O deputado estadual Vilmar Zanchin faz parte da comitiva |
O deputado estadual Vilmar Zanchin participou, na terça-feira (26/11), da abertura da China International Supply Chain Expo (Cisce), em Pequim, na China. Com foco na cadeia de suprimentos, o evento é um dos maiores do mundo. O parlamentar também acompanhou a inauguração do estande do Rio Grande do Sul na Cisce. No espaço, são apresentadas as potencialidades gaúchas. Foi um dos últimos compromissos da missão oficial do governo gaúcho na Ásia. Zanchin fez parte da comitiva liderada pelo governador Eduardo Leite. Na primeira etapa, o grupo teve reuniões no Japão. Um dos objetivos da viagem foi promover o Estado como destino para investimentos.
Na segunda-feira (25/11), o parlamentar visitou a Zona Internacional de Demonstração de Energia de Hidrogênio de Daxing, em Pequim. Foi uma oportunidade de conhecer novas pesquisas e avaliar tecnologias que possam ser implementadas no Rio Grande do Sul. Vilmar Zanchin acompanhou, no sábado (23/11), o RS Day. O evento foi promovido pelo governo gaúcho. “A China tem papel estratégico como maior parceiro comercial do Estado. Com iniciativas como o RS Day, a missão oficial gaúcha procurou ampliar as relações comerciais com os chineses em diversas áreas”, ressaltou o deputado.
Na região de Shenzhen, na China, Zanchin participou, na sexta-feira (22/11), de uma reunião com a direção da BYD, líder mundial na produção de veículos elétricos e baterias. “Como a empresa já revelou que deseja ampliar a atuação no Brasil, o encontro foi oportuno para demonstrarmos como o Rio Grande do Sul está preparado para receber novos investimentos”, concluiu Vilmar Zanchin. A comitiva também visitou o campus da Huawei, uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, e Porto de Yantian, que movimenta milhões de contêineres por ano. A estrutura é uma das mais modernas da China.