SAÚDE
Estado acata recurso e região de Passo Fundo segue na bandeira laranja
   
O recurso foi aceito porque a região tem taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo de 80%

Por Uirapuru
17/11/2020 08h59

O mapa definitivo da 28ª rodada do Distanciamento Controlado foi divulgado pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (16). O Governo do Estado acatou o recurso de Passo Fundo e, por isso, a região segue em bandeira laranja.

Na última sexta-feira (13) a cidade e região haviam ficado na bandeira vermelha no mapa preliminar, o que configuraria risco epidemiológico alto. Sendo assim, os protocolos de segurança seguem na cor laranja, com risco médio.

Conforme o governo gaúcho, o recurso foi aceito porque a região tem taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo de 80% (79,4%) e, de leitos SUS, abaixo de 66,9%.

Assim sete regiões seguem com a bandeira vermelha. O Rio Grande do Sul fica, portanto, com sete regiões em bandeira vermelha e 14 em bandeira laranja (risco epidemiológico médio). As bandeiras da 28ª semana são válidas até as 23h59 de segunda-feira (23).

 

Os pedidos de reconsideração das regiões Covid de Porto Alegre, Passo Fundo, Guaíba e Caxias do Sul foram aceitos pelo Gabinete de Crise. Na análise, a equipe técnica rejeitou os pedidos das regiões de Novo Hamburgo, Santo Ângelo e Santa Rosa, que permanecem na bandeira vermelha, ao lado de Capão da Canoa, Canoas, Cruz Alta e Ijuí, que não entraram com recursos.

 

Em Passo Fundo as internações e os casos subiram bastante nos últimos dias, porém como o município e a região possuem leitos de UTI e clínicos disponíveis, o governo entendeu que a classificação laranja pode permanecer.

 

Segundo dado da Secretaria Municipal de Saúde, desta segunda-feira (16), são 374 casos ativos de coronavírus, além de 28 pessoas internadas em UTI e 55 em leitos clínicos. Além disso, hoje (17) Passo Fundo completa duas semanas sem registrar mortes por covid-19.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu