SAÚDE
Começa vacinação no RS: cinco pessoas foram as primeiras imunizadas
   
Idosa, indígena e profissionais da saúde receberam doses

Por Renee Rodrigues
19/01/2021 08h45

O Rio Grande do Sul teve os primeiros imunizados contra a Covid 19, na noite de segunda (18). Cinco pessoas receberam a vacina, ao mesmo tempo, em cerimônia realizada no Hospital de Clinicas de Porto Alegre. Eles pertencem aos grupos de risco prioritários do Plano Nacional de Imunizações. 

"Hoje o momento é de agradecimento, é de esperança, é de entender que esse é um novo passo, um novo momento nessa pandemia, um momento em que as equipes estão muito cansadas, muito exaustas, e vem uma injeção emblematicamente de esperança", afirmou o governador do RS, Eduardo Leite.

A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, disse estar muito emocionada com este momento histórico em que vivemos. "Este dia vai ficar marcado profundamente no nosso coração. Eu não pensei que iria viver esse momento", relata.

Nesta primeira fase, 341 mil doses foram encaminhadas ao Estado pelos órgãos de saúde responsáveis. A vacinação no Rio Grande do Sul ocorre com o imunizante do instituto chinês Sinovac, produzido no Brasil pelo Instituto Butantã.

Os primeiros cinco vacinados, que representam os grupos prioritários, são:

  • Eloina Gonçalves Born, de 99 anos, moradora do Residencial Geriátrico Donna Care;
  • Carla Ribeiro, 32 anos, da etnia kaingang e residente da Aldeia Fag Nhin, na Lomba do Pinheiro;
  • Aline Marques da Silva, 40 anos, técnica de Enfermagem CTI Covid do Hospital de Clínicas de Porto Alegre;
  • Joelma Kazimirski, 48 anos, auxiliar de higienização do Grupo Hospitalar Conceição;
  • Jorge Amilton Hoher68 anos, médico-chefe do serviço de Medicina Intensiva da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu