SAÚDE
Primeiras profissionais da saúde são vacinadas em Tapejara
   
Município recebeu 296 doses da CoronaVac

Por Renee Rodrigues
20/01/2021 16h03

Foi realizado, na tarde desta quarta (20) o ato simbólico de início da vacinação contra a Covid-19, no Centro de Saúde Dr. Demétrio, localizado na área central de Tapejara.

As primeiras a receberem a imunização foram Andréia Calegari, 42 anos, enfermeira há 15 anos, que atua há 14 na Secretaria de Saúde, e Karine Mello, 25 anos, técnica em enfermagem, que trabalha há cinco anos no Hospital Santo Antônio.

As profissionais estavam emocionadas e honradas por serem as primeiras a receber a vacina em Tapejara. “Vivemos um momento histórico, a vacina representa a esperança. Nós, profissionais da saúde, estamos vivendo momentos de tensão, incertezas e medo há 10 meses. Estou muito feliz em representar meus colegas, recebendo esta primeira dose. É muito gratificante saber que todos aqueles que trabalham na linha de frente poderão ser imunizados”, disse Karine.

O secretário Rangel Antônio Maciel informou que neste primeiro momento serão vacinados idosos, que vivem nas três instituições de longa permanência em Tapejara, e profissionais da linha de frente da saúde.  “Ainda não temos informações de quando receberemos mais doses da vacina, mas esperamos que em breve possamos estender para mais pessoas”, disse.

O prefeito Evanir Wolff salientou que “o início da vacinação é um momento histórico muito aguardado por todos”. Ele fez um agradecimento especial a todos os profissionais da saúde e reiterou seu compromisso em cuidar das pessoas.

Emocionado, Sirinei Panizzon, presidente do Hospital Santo Antônio, disse que o início da vacinação representa um momento muito importante na história, mas principalmente uma esperança para os profissionais que estão lutando para salvar vidas. “Passamos os piores momentos da história do Hospital. Atendemos centenas de pessoas da região, com Covid, vários casos graves e perdemos pacientes. Tivemos profissionais infectados, que precisaram se afastar e outros que pediram demissão diante do grande estresse emocional que se instalou. Hoje, recebemos uma luz no fim do túnel”, frisou.

De acordo com a Administração Municipal, foram enviadas 296 doses da “CoronaVac”, a vacina criada pelo laboratório chinês Sinovac e implantada no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

A vacinação começou terça, 19, em boa parte do Rio Grande do Sul. A Secretaria Estadual de Saúde recebeu 341.800 doses na segunda e destinou 170.800 às 18 Coordenadorias de Saúde, que foram encarregadas de distribuir aos municípios. A região de Passo Fundo (6ª CRS), que compreende 62 municípios (incluindo Tapejara), recebeu 10.200 doses da primeira etapa de vacinação.

As outras 171 mil doses permanecerão sob poder do Governo do Estado, para a segunda dose, que preferencialmente deve ser destinada aos municípios de 12 a 14 dias após a primeira.

De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, inicialmente serão vacinados os profissionais da linha de frente da área da Saúde e idosos que residem em casas asilares, as chamadas Instituições de Longa Permanência (ILPs).

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu