REGIÃO
Água Santa conta com ponto de coleta de óleo de cozinha usado
   
Descarte incorreto tem grande impacto na natureza

Por Assessoria de Imprensa
10/03/2021 15h14

Você tem ideia das consequências causadas pelo descarte incorreto do óleo de cozinha, como jogá-lo pelo ralo da pia ou, então, no próprio lixo com outros itens?

É importante sabermos que o descarte incorreto tem grande impacto na natureza e nas tubulações dos esgotos. Essa ação é prejudicial para a vida de todos e também do meio ambiente.

Consequências do descarte incorreto

Eliminar o óleo pela pia da cozinha pode entupir a tubulação. Resolver esse problema exigirá a aplicação de produtos químicos o que gera mais impactos ambientais. O esgoto que contém óleo e é jogado nos rios e mares se espalha e contamina a água, prejudicando muitos animais que vivem nesse habitat.

Em contato com o solo o óleo de cozinha, além de impermeabilizar o solo e as raízes de plantas impedindo a absorção de nutrientes, entra em processo de decomposição, liberando um gás. Chamado metano, esse gás contribui para o efeito estufa.

Para evitar esses impactos no mundo a melhor solução é a reciclagem de óleo de cozinha.

Uso do óleo reciclado

O óleo reciclado costuma ter uso em fabricação de biodiesel, sabão, ração para animais, entre outros. A reciclagem pode acontecer até mesmo dentro da sua casa. Por exemplo, na fabricação de barras de sabão para uso doméstico.

Armazenagem e entrega para reciclagem de óleo de cozinha

Caso você opte por fazer o armazenamento do óleo de cozinha e posteriormente destiná-lo para a reciclagem faça dessa maneira: após o uso do óleo, armazene-o em uma garrafa PET, quando alcançar um bom volume, já pode levar o óleo de cozinha a um ponto de coleta.

A Administração Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social buscando minimizar os efeitos do descarte incorreto do óleo de cozinha no meio ambiente dispõem junto ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS um ponto de coleta de óleo de cozinha. Posteriormente todo esse óleo de cozinha coletado será reciclado em forma de sabão e será distribuído para as famílias carentes do município.

Com a contribuição de todos será possível minimizar ou prevenir danos causados ao meio ambiente.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu