TAPEJARA
Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura orienta população sobre a poda de árvores em áreas públicas
   
População deverá solicitar autorização

Por Assessoria de Imprensa
15/03/2021 09h27

A poda de árvores e vegetações localizadas em áreas urbanas de domínio público é uma prática constante e que requer manejo adequado. A NBR 16.246-1 da ABNT, define a maneira correta para a poda de árvores que deverá manter no mínimo 75% da copada da árvore.

Segundo a bióloga do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Tapejara, Maria Helena Faedo da Rosa, caso necessite de poda de árvore ou outra vegetação localizada em passeios ou outros espaços públicos, o cidadão deverá solicitar autorização junto ao Departamento. “Após vistoria pelo Departamento de Meio Ambiente - Dema, para a avaliação da solicitação, é emitido o documento de autorização e encaminhado para Secretaria de Serviços Urbanos da prefeitura a qual agendará a realização deste tipo de serviço”, destacou Maria Helena, enfatizando ainda que a poda de árvores em área particular não necessita de autorização por parte do poder público, contudo, segundo ela, é importante que o proprietário receba orientações do Dema com relação ao modo correto de realizar a poda.

Para o prefeito Evanir Wolff (BIG), os regramentos estabelecidos com relação ao manejo correto das árvores em domínio público devem ser seguidos. “É muito importante que as podas sejam realizadas de forma correta. Por isso, nosso Departamento de Meio Ambiente deve sempre ser procurado para analisar qualquer tipo de poda na áreas públicas, assim, o cidadão estará fazendo o procedimento correto, ao comunicar este procedimento, e as pessoas habilitadas irão executar o serviço seguindo todas as normativas”, enfatizou.

Multas

O Departamento de Meio Ambiente da prefeitura de Tapejara (DEMA), ressalta ainda que o descumprimento destas orientações, descritas nas legislações vigentes, pode resultar na aplicação de multas ao cidadão que promover a poda de forma inadequada e sem a devida autorização.

Manejo adequado

De acordo com a bióloga Cristiane Tiepo, a poda deve ser realizada quando o vegetal necessitar, para retirada de galhos secos, de risco e entre outros. Também importante destacar que não existe mês adequado para poda de árvores de arborização urbana. “A poda drástica, ou seja a retirada de mais de 25% da copada ocasiona prejuízo no vegetal, pois reduz a realização da fotossíntese pelas folhas, comprometendo a vitalidade e a sobrevivência da planta”, destacou.

Informações

Dúvidas, informações ou solicitações de poda podem ser encaminhadas ao Departamento de Meio Ambiente através do telefone (54) 3344-1425 ou pessoalmente, se dirigindo até a prefeitura.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu