TAPEJARA
Mais de 200 migrantes atendidos pela OIM e Prefeitura de Tapejara
   
Ação coletiva contou com o apoio da Adra e UPF

Por Assessoria de Imprensa
07/07/2021 09h14

O governo municipal de Tapejara, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Organização Internacional para as Migrações (OIM) em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) e a Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveram na segunda-feira, 05/07, no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira, uma ação conjunta que possibilitou aos migrantes que residem no município o acesso à regularização migratória de seus documentos.

A iniciativa visa auxiliar aos migrantes a buscarem vagas de trabalho, além de dar orientações e encaminhamentos. Foram mais de 200 migrantes atendidos nesta ação, sendo a maior parte venezuelanos que saíram de seu país em situação desfavorável.

Durante o dia aconteceu a capacitação dos gestores e servidores municipais para a sensibilização e entendimento das especificidades que a migração traz e, em paralelo, foi realizado o atendimento aos migrantes para a sua regularização documental.

O prefeito Evanir Wolff (BIG) participou da capacitação e comentou que os desafios são grandes de ambos os lados, tanto dos que chegam quanto da comunidade que recebe os migrantes. “Estamos buscando parcerias para que essa integração possa ser feita da melhor forma possível”, considerou.

O secretário da Assistência Social, Everton Rovani, manifestou a importância do momento tanto para a formação dos gestores quanto para auxiliar no bom atendimento aos migrantes, uma vez que, a procura deles pela assistência é muito grande. Destacou que a principal demanda está sendo pela regularização de documentos, por trabalho e que está sendo criado um comitê municipal para atendimento aos migrantes.

De acordo com o coordenador de projetos da OIM, Iurque Pinheiro, a partir de ações conjuntas entre o município e as instituições parceiras torna-se mais fácil este processo de socialização. “Os migrantes revelam que o sentimento é de acolhimento e trazem consigo muitos potenciais que também poderão ser aproveitados. Trazem experiências que podem agregar muito às empresas e à sociedade em geral. A troca de conhecimentos e de cultura quando bem gestionada é um retorno bem positivo para todos”, afirmou.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu