SAÚDE
Dia do Índio: população conta com ambulatório especializado
   
Espaço foi criado pelo HSVP em parceria com a UFFS

Por Assessoria de imprensa
19/04/2022 15h17

Inaugurado em 2021 pelo Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, com a parceria da Universidade Federal da Fronteira Sul, o Ambulatório do Índio - Pe. Elli Benincá, oferece para a população indígena o acesso ao atendimento especializado de média e alta complexidade. Além das consultas ambulatoriais, as equipes também promovem o atendimento itinerante, visitando as aldeias, com o foco na realização de ações de prevenção. Confira mais detalhes desse trabalho em uma entrevista com a Dra. Daniela Borges, médica do Ambulatório do Índio, e a enfermeira Paula Briancini:

 

  • Por que a população indígena precisa de um ambulatório especializado? 

O Ambulatório do Índio é um espaço para o atendimento diferenciado aos pacientes indígenas devido a sua diversidade cultural e vulnerabilidade. Os povos indígenas vem experimentando mudanças no estilo de vida, os quais têm repercutido na emergência de doenças crônicas não transmissíveis, como por exemplo as dislipidemias, diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, doenças cardiovasculares, neoplasias e alcoolismo.

 

  • Como funcionam as consultas no Ambulatório do Índio?

            As consultas são agendadas através da Coordenadoria de Saúde pelo SISREG, o Sistema Nacional de Regulação. Após a primeira consulta é feita a solicitação de exames complementares para elucidação diagnóstica e também os encaminhamentos para diversas especialidades, conforme a necessidade individual, ou até mesmo retorno ao ambulatório ou ao seu local de origem, para seguimento.

É importante lembrar que embora o Ambulatório do Índio seja voltado para média e alta complexidade, muitos pacientes indígenas não têm acesso à Atenção Primária de qualidade. Assim, o Ambulatório oferece acompanhamento personalizado, adequado às diferenças culturais do paciente, oferecendo cuidado integral, em todas as fases e ciclos de vida.

 

  • Qual o principal diferencial desse espaço? 

Um dos diferenciais desse Ambulatório, cuja experiência nesse modelo é uma das primeiras no país, é que toda a equipe tem experiência em cuidado dessa população específica, e no cuidado integral à saúde da população indígena. Primamos por uma abordagem que valoriza os aspectos culturais envolvidos na determinação do processo saúde-doença, visando minimizar os conflitos entre o saber médico e tradicional indígena, visando estabelecer um melhor envolvimento e atendimento dos pacientes.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu