SAÚDE |
Óbito suspeito de ter sido causado pela dengue é investigado em Passo Fundo |
A suspeita recai sobre o falecimento de uma criança |
As contaminações pela dengue seguem causando preocupação no campo da saúde. A doença, em casos graves, pode matar. Oficialmente o Estado tem 11 óbitos devido à dengue. Os dois últimos foram registrados na cidade de Ijuí e envolvem duas mulheres idosas.
No entanto, um óbito com suspeita de ter sido causado pela dengue está sendo investigado em Passo Fundo. A suspeita recai sobre o falecimento de uma criança, menina, com 10 anos de idade, ocorrido na manhã de sábado (22) em um hospital de Passo Fundo. Ela é moradora de Passo Fundo. O bairro onde a menina residia e demais informações ainda não foram repassadas.
A existência da suspeita foi confirmada pela Chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde, Ivânia Silvestrin, que acompanha o caso. Conforme ela, todos os exames de casos suspeitos são encaminhados para o laboratório do Estado, onde o mesmo comprova ou descarta a dengue. Este exame demora alguns dias e, no caso desta criança o resultado deverá ser conhecido na próxima semana. Até lá, oficialmente, não há confirmação de algum óbito causado pela dengue em Passo Fundo.
Destaca-se também que a doença pode ser negada em exame. Até o momento, por exemplo, 208 casos tiveram resultado negativo neste ano. Hoje Passo Fundo tem 276 positivações de dengue em 2023, sendo que registra 244 casos autóctones, ou seja, contraídos dentro da cidade.
Fique atento aos sintomas:
-febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retro-orbital (atrás dos olhos);
-dor de cabeça,
-dor no corpo,
-dor nas articulações,
-mal-estar geral,
-náusea,
-vômito,
-diarreia,
-manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.