REGIÃO
21ª edição do Coprel Ecologia celebra o desempenho de prefeituras e produtores no plantio de árvores nativas
   
O evento premiou os destaques no plantio das 29.280 mudas distribuídas em 2024, e fez a entrega simbólica de novas mudas aos participantes

Por Assessoria de imprensa
29/08/2025 15h04

Na quinta-feira (28), a Coprel celebrou a 21ª edição do projeto Coprel Ecologia, que há mais de 20 anos transforma um passivo ambiental em oportunidade de incentivar e agir em prol da preservação do meio ambiente. Muda por muda, ano a ano, a cooperativa, prefeituras e produtores rurais se dedicam a fazer a sua parte para contribuir com o reflorestamento nas Áreas de Preservação Permanente, um esforço que já soma 682 mil mudas distribuídas nos mais de 20 anos do projeto. 
O evento contou com a presença da direção da Coprel, representada pelos vice-presidentes Elso Scariot e Décio Floss, o secretário Silvio Borghetti, os diretores Mateus Stefanello, Herton Azzolin e Luis Fernando Volpato, os gerentes executivos Edson Pedrotti e Marcos Eidt e equipe da Coprel responsável pela organização do evento. Também participaram prefeitos, secretários e analistas ambientais dos municípios da região, e produtores rurais envolvidos no plantio. O encontro é uma comemoração simbólica que premia prefeituras e produtores pelo plantio das 29.280 mudas que foram doadas em 2024, reconhecendo também os destaques no plantio e manejo das mudas de árvores. 
O projeto premiou as prefeituras de Cruz Alta, Mormaço, Tupanciretã, David Canabarro e Sertão, e os produtores premiados foram: 
Cassiane Toledo, de Campos Borges, com o plantio de 500 mudas;
Gustavo Lunedo Amarante, de Sertão, com o plantio de 1.000 mudas;
Libório Danieli, de Santo Antônio do Planalto, com o plantio de 520 mudas;
Roberto Durigon, de Cruz Alta, com 600 mudas;
Prefeitura de Tapera, com o plantio de 600 mudas na Vila Paz. 
Nestas mais de duas décadas em que o projeto é desenvolvido, muitos cooperantes participam com a Coprel há muitos anos, contribuindo com a proposta e colecionando espécies de árvores nativas plantadas com as próprias mãos. O cooperante Egon Scheffler, de Quinze de Novembro, é um exemplo disso. 
“Começamos a receber as mudas da Coprel em 2007, e já foram plantadas 1.100 árvores. Isso nos incentivou muito a reflorestar as áreas. Ceder essas mudas foi uma das melhores coisas que a Coprel fez”, contou o senhor Egon, enquanto mostrava notas, certificados e anotações que registram toda a sua história com o projeto.
O Coprel Ecologia é uma dentre tantas ações que buscam seguir o exemplo da própria natureza: são atitudes que podem parecer simples e pequenas, mas que, ao longo dos anos, com cultivo e perseverança, crescem e dão frutos, criando um futuro mais sustentável com as sementes da cooperação.    
 

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu