REGIÃO
Instituto Aliança Empresarial recebe Honra ao Mérito na Câmara de Passo Fundo
   
A iniciativa foi proposta pela vereadora Janaína Leite Portella

Por
19/07/2024 16h45

O Instituto Aliança Empresarial foi homenageado com a distinção de “Honra ao Mérito”, pela Câmara de Vereadores de Passo Fundo, pela representatividade e importância da organização empresarial no desenvolvimento econômico, social e tecnológico para o Município e região. O ato foi marcado pela entrega de uma placa em homenagem, na tarde de quarta-feira (17), no Plenário do Legislativo.

A iniciativa foi proposta pela vereadora Janaína Leite Portella (MDB), 1ª secretária da Mesa Diretora da Casa Legislativa. Em sua fala no plenário, a parlamentar enfatizou o potencial da inovação na sociedade. “O Instituto tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento da nossa região com a colaboração, empreendedorismo e inovação. Nós acompanhamos a potencialidade da inovação e torcemos para que tenhamos ainda mais evolução neste segmento”, declarou na tribuna.

A diretora institucional do Instituto Aliança Empresarial, Márcia Capellari, representou a organização, composta por 21 empresas associadas e sediada no Hub Aliança, localizado no antigo moinho que conta com mais de 44 empresas e startups residentes. Segundo ela, o momento é especial em razão do Instituto completar cinco anos desde a sua fundação.  

“É um momento muito especial porque sela um projeto que teve suas primeiras ações em julho de 2019 com um sonho coletivo que hoje se consolida com a restauração do moinho que promove um impacto positivo na ressignificação urbana local e conecta as histórias de um território pujante desde 1910, que reverbera seu DNA empreendedor até hoje quando acolhe um hub de inovação e se torna a casa da inovação no coração da cidade. O Instituto possui um portfólio de produtos, treinamentos e eventos que dialogam com as principais pautas globais para negócios sustentáveis e inovadores”, ressaltou.

Ao longo dos últimos cinco anos, o Instituto Aliança Empresarial foi um dos movimentos protagonistas por fomentar e executar a inovação em Passo Fundo e região. De acordo com Márcia, todo o ecossistema foi fundamental para conquistas neste processo, inclusive com a parceria entre a iniciativa privada e os órgãos públicos, concretizada na criação da Secretaria de Inovação de Passo Fundo, em 2023.

“Nós temos um olhar para aplicar soluções no presente, por meio da expertise e da união das lideranças empresariais experientes com foco no potencial da região, que é um marco para a cidade e também para a história do Instituto. A inovação é sobre melhorar processos, produtos e gerar nota fiscal, mas também precisa propor melhor qualidade de vida, conectar com a ciência e fazer o básico bem feito começando por cada CPF. Por exemplo, separar o lixo e realizar projetos colaborativos em prol de uma cidade inovadora e feliz. É fazer mais sempre, com menos desperdício”, enfatizou a diretora institucional.

Um compromisso com a inovação consolidado há 5 anos
Fundado em 2019 como Aliança Empresarial Norte RS, vinculado ao hub de inovação da Fundação Imed (atual Atitus Educação), para fomentar o ecossistema regional, o projeto tornou-se programa Aliança Empresarial Norte RS em 2020.

Considerado um marco para o empreendedorismo, a inovação e para a cultura dos negócios da região, o Programa reuniu nove empresas na época. Em 2021, mais um passo importante foi dado com a criação do Pool Aliança Norte RS, que nasceu da parceria entre a Bossa Invest Investimentos e o Programa Aliança Empresarial Norte RS.

Em 2022, o programa se transforma no Instituto Aliança Empresarial, posicionado no norte gaúcho para transformar a região por meio da colaboração, empreendedorismo e inovação, gerando prosperidade, desenvolvimento e impacto socioeconômico. Em 2023, por meio da criação da Siloinvest, pool de investimento, surge o Hub Aliança, a casa da inovação do norte gaúcho, sediada pelo Instituto Aliança Empresarial, que possui mais de 40 empresas residentes.

Atualmente, o Instituto Aliança Empresarial conta com 22 empresas em seu ecossistema, entre founders, partners e investidores. Juntas, elas somam mais de R$ 30 bilhões de faturamento na economia do Norte do RS e geram mais de 25 mil empregos diretos e indiretos. O Instituto é orientado por meio de quatro pilares: corporações, startups, capital e cultura.

Quem faz parte do Instituto Aliança Empresarial
Empresas founders: Atitus Educação, Be8, Coprel, Cotrijal, Farmácias São João, Metasa e Oniz Distribuidora.
Empresas partners: Aport Empresarial, CDL Passo Fundo, De Carli, Guedes Advocacia, Grupo Vidalar, Grupo RBS, Incoben Construtora Incorporadora, Planacon, Roque Advogados Associados, Senai, Sicredi, Tanto Consultoria Empresarial, TOTVS e UNA Construtora.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu