CULTURA
Entrada da Famurs passa a contar com a arte Gente Gaúcha
   
Obra de Maick Sei Lá simboliza a população rio-grandense

Por Grupo Chiru
21/01/2025 13h42

A Famurs inaugurou nesta sexta-feira, 17 de janeiro, o mural “Gente Gaúcha”, obra assinada pelo artista visual Maick Sei Lá, simbolizando a população rio-grandense e celebrando a diversidade cultural, a união e a solidariedade do povo gaúcho. O mural, que mede oito metros, fica localizado no estacionamento da entidade, situado na Rua Marcílio Dias, 574, no bairro Menino Deus. 

Conforme o presidente Marcelo Arruda, a obra busca retratar um pouco da cultura e história do Rio Grande do Sul. A ideia inicial era retratar os pontos turísticos, mas faltaria espaço para contemplar cada uma das belezas gaúchas. “Retratar as pessoas caiu como uma luva, porque o momento que vivemos lá pandemia, em que ficamos isolados, e agora mais recente um cenário de terror, vendo nossas cidades sendo destruídas, ficou evidente que o bem mais precioso que temos são as pessoas. Retratar o povo gaúcho, a gente gaúcha, é valorizar a história das pessoas que vieram desbravar o nosso estado, valorizar as 11,3 milhões de pessoas, essência dos municípios, que nunca desistem, que estão sempre batalhando e transformando. Onde tem gaúcho, tem desenvolvimento, prosperidade e avanço”, justificou o presidente.

Para o artista Maick Sei Lá, foi especial iniciar o ano com um trabalho que pode ser considerado um presente para Porto Alegre, que tem recebido uma quantidade expressiva de murais nos últimos anos. “Nós queríamos abranger todos os municípios e população, de uma forma que todos se sentissem representados. É um presente para cidade, para bairro e para o estado. Espero que seja semente para que a arte urbana gaúcha se espalhe por todos os municípios”, declarou. 

Durante o ato, junto com o assessor técnico de Cultura e Economia Criativa da Famurs e curador da obra, Vinicius Brito, e autoridades presentes, foi realizado o descerramento da placa, marcando a inauguração do mural, que está aberto para visitação do público. 

O trabalho começou em 5 de dezembro, quando aconteceu a primeira reunião com o artista para concepção da arte que seria pintada. Desde então foram três alternativas apresentadas até o início do trabalho de pintura, que começou em 6 de janeiro e foi finalizado dia 14. Maick contou com o auxilio do também artista visual Matheus Prestes.

O artista, que segue nesta carreira há 25 anos, é o responsável por outros murais na cidade, como os que enfeitam as paredes da Travessa Passarinho, próxima à Casa de Cultura Mario Quintana, porém este foi considerado por ele um dos maiores já pintados ao longo da carreira. 

A arte 

Na pintura, que utiliza tinta acrílica, é possível ver diversos rostos de diferentes etnias, tradições e culturas. São 11 pessoas com traços que demonstram a pluralidade do Rio Grande do Sul.

Mesmo que sem a intenção inicial a obra acaba remetendo ao famoso quadro de Tarsila do Amaral, “Operários”.

Autoridades

O ato de inauguração do mural na Famurs recebeu a presença de importantes autoridades e defensores do povo gaúcho. Uma delas foi a secretária da Cultura do RS, Beatriz Araújo, que destacou o movimento de obras e pinturas públicas, em que uma parcela, inclusive, tem recebido financiamento do governo estadual. “Essas obras humanizam a nossa cidade, embelezam a nossa Capital e nos fazem refletir sobre importantes temas que são abordados”, enfatizou. Ainda, ressaltou a importância de parcerias para o fortalecimento do trabalho dos artistas gaúchos.  

A coordenadora do Escritório Estadual do RS do Ministério da Cultura, Mari Martinez, participou da cerimônia e celebrou a parceria do governo federal com a Famurs e governo estadual. Em sua fala, destacou que a cultura auxilia não apenas a qualidade de vida e os artistas, mas o desenvolvimento do estado. “É uma iniciativa incrível, de representatividade e diversidade do nosso povo gaúcho”, frisou, salientando que o MinC fará até 2027 o investimento de R$ 952 milhões entre Estado e municípios. 

Também participou do ato o secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini. Na oportunidade, ele frisou que, diante dos inúmeros desafios enfrentados nos últimos anos, a obra retrata a força do povo gaúcho. “É muito mais que uma homenagem aos povos que por aqui passaram e ajudaram a construir o nosso estado. É também uma homenagem a cada gaúcho que, mesmo na maior dificuldade da sua vida, teve força, resiliência e coragem de se reerguer, de retomar e reconstruir o RS. Hoje temos o privilégio de registrar um momento histórico, registrar que o que a Famurs faz com a maior competência, que é unir as pessoas e agregar as pessoas, independente das ideologias partidárias”, justificou.  

O ato ainda contou com a presença do casal José Antônio e Solange, responsáveis pelo muro e que autorizaram a pintura da obra. 

   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu