REGIÃO
Ibiaçá prorroga prazo para uso do talão de produtor rural até abril de 2026
   
Medida da Sefaz-RS beneficia agricultores com menor faturamento

Por
08/01/2026 11h10

O Setor de Blocos da Prefeitura Municipal de Ibiaçá informa aos produtores rurais que a Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS) prorrogou até o dia 30 de abril de 2026 o prazo para utilização do talão de produtor rural já impresso, no modelo A4, para a emissão de notas fiscais em operações internas.

A prorrogação é válida exclusivamente para os produtores rurais que registraram receita bruta inferior a R$ 360 mil em pelo menos um dos anos de 2023 ou 2024. A medida tem como objetivo oferecer mais tempo para que os agricultores se adaptem à obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), evitando prejuízos e dificuldades durante o período de transição.

De acordo com o Setor de Blocos, a decisão da Sefaz-RS reconhece as diferentes realidades do meio rural e a necessidade de uma adaptação mais justa e gradual, especialmente para a agricultura familiar, que ainda enfrenta desafios relacionados ao acesso à internet, à tecnologia e à capacitação para o uso dos sistemas digitais.

O município orienta que agricultores e agricultoras familiares busquem informações junto ao Setor de Blocos da Prefeitura, à Emater ou ao Sindicato Rural, que estão preparados para prestar orientações, esclarecer dúvidas e oferecer apoio técnico sobre a emissão da Nota Fiscal Eletrônica e demais procedimentos necessários.

Para mais informações, o atendimento do Setor de Blocos ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. O contato também pode ser feito pelo telefone (54) 9 9704-7368.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu