CULTURA |
Vacaria recebe exposição de cartuns |
Mostra de desenhos de humor sobre Vacaria tem estreia na Feira do Livro |
Uma série de cartuns do desenhista Vicente Marques estará em exposição durante a 38ª Feira do Livro de Vacaria, que ocorre de 17 a 22 de outubro no Mercado Público Municipal.
Com temáticas relacionadas às questões culturais dos Campos de Cima da Serra, a mostra denominada “Porteira do Riso Grande” expõe com humor e graça aspectos do universo cultural do município e região em 12 desenhos em tamanho A3. Os desenhos de humor retratam cenas da flora, fauna e costumes , como as atividades à cavalo, chimarrão, aves como a curicaca, entre outras nuances típicas.
O artista produziu os trabalhos exclusivamente para a exposição no município a convite da escritora e professora Laurita Baldi, integrante do Grupo Vacaria Nativista.
Vicente Marques, ou Vecente, como é conhecido e assina seu trabalho, é engenheiro agrônomo e cartunista. Premiado três vezes no concurso Histórias de Trabalho e duas vezes no Salão de Desenho de Imprensa, em Porto Alegre. Foi medalha de ouro no salão de Direitos Humanos no Azerbaijão, ilustrou livros, integra a Grafistas Associados do Rio Grande do Sul (Grafar) e participou das exposições coletivas de desenhos Sem Trégua, Edição de Risco e Independência em Risco, realizada recentemente na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, entre outras.
“O desenho de humor é sempre uma forma inteligente e única de visualizar aspectos culturais. Considero uma oportunidade termos artistas e diferentes formas de expressão em nossa cidade conectados com temáticas locais. É uma satisfação receber o trabalho desse artista gráfico”, registra Laurita Baldi, que também lança seu terceiro livro “Nas Notas do Tempo”, na sexta-feira (18).
Ligação com Vacaria
Natural de São Paulo, mas vivendo há 20 anos no Rio Grande do Sul, o artista Vecente tem memórias muito carinhosas pela sua passagem por Vacaria quando ainda menino. Passando pelo município de carro com a família, vindo de São Paulo, foi presenteado pelo pai, com um pala de lã de ovelha que carrega consigo até hoje.
“Escolhi o Rio Grande do Sul para viver e tenho muita admiração por temas da cultura gaúcha. É uma grande satisfação poder retratar um pouco desses elementos que expressam a ligação da sua gente com suas raízes e expressões”, registra.
Após a Feira do Livro, a exposição seguirá com cronograma em outros locais, como a Rodoviária de Vacaria e espaços culturais como do Banco do Brasil e Caixa Federal.