REGIÃO |
CRAS de Capão Bonito do Sul realiza bate-papo sobre Agosto Lilás com Delegada |
A ação integra o calendário de atividades do mês de agosto |
Como parte das ações do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Capão Bonito do Sul promoveu na manhã desta sexta-feira, 08 de agosto, um importante bate-papo na Câmara de Vereadores, reunindo alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino, além de membros da comunidade em geral.
A atividade teve como foco ampliar o diálogo sobre os diferentes tipos de violência que atingem as mulheres, formas de identificação, caminhos para denúncia e os serviços de apoio disponíveis. A conversa foi conduzida por uma autoridade no assunto, a delegada da Polícia Civil de Lagoa Vermelha, Alessandra Matiello Crestani, que trouxe um panorama da realidade enfrentada pelas mulheres vítimas de violência, destacando dados e experiências do dia a dia da segurança pública.
Participaram do momento alunos do 6º ao 9º Ano das escolas municipais e também da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Abelardo José Nácul. Durante a palestra, foram abordados temas como violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, com linguagem acessível e orientações práticas sobre como agir em situações de violência, seja como vítima, familiar ou membro da comunidade.
A coordenadora do CRAS, Suelen Dall’Agnol de Moraes, destacou a relevância da ação no contexto da campanha Agosto Lilás. “Nosso objetivo com essa iniciativa foi fortalecer a informação e o conhecimento entre os jovens e a comunidade. Falar sobre violência é também uma forma de prevenção. Precisamos mostrar que as mulheres não estão sozinhas e que há uma rede de apoio pronta para acolher, orientar e proteger. O envolvimento da delegada e da rede escolar mostra que esse é um compromisso de todos nós”, afirmou.
O CRAS reforça que o serviço está disponível para acolhimento, orientações e encaminhamentos necessários, atuando de forma integrada com a rede de proteção social e os órgãos de segurança. A ação integra o calendário de atividades do mês de agosto e reforça o compromisso do município com a promoção da equidade, da dignidade e da proteção às mulheres. Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas de forma anônima pelo número 180, ainda, o 190 da Brigada Militar, na própria delegacia de polícia ou diretamente nos serviços de assistência social do município.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |